Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Transforme-se no Seu Próprio Coach

Esta semana vou dar uma apresentação em videoconferência na Toastmasters. Numa época que abundam todo o tipo de coachs, desde do apoio à carreira, produtividade, vida, liderança, comunicação, entre outros, importa conhecer o maior coach de todos e o mais improvável: nós próprios.

Muitas vezes nos sentimos presos na carreira ou na vida, e na tentativa de melhorar determinada aspeto, torna-se mais fácil transferir a responsabilidade para os outros, muitas vezes até para o mundo, em vez de tomarmos as rédeas do nosso próprio destino.

Isto não invalida que usemos o coaching, mas para determinadas situações específicas. Nada substitui a nossa voz interior, porque as respostas fundamentais já as temos, só precisamos de chegar ao nosso interior e encontrar as respostas.

Há uns anos atrás tive problemas graves de ansiedade e depressão, e dentro das várias terapias que experimentei com sucesso (além de um bom médico nas épocas mais criticas) encontra-se a terapia cognitivo comportamental (TCC). Este tipo de terapia coloca a pessoa como a principal responsável pelo seu próprio tratamento. O terapeuta transmite os conceitos gerais e a teoria da terapia ao paciente, sendo a mesma à volta de exercícios, como o registo de pensamentos, avaliação diária do estado de humor, resolução de problemas, relaxamento e um diário.

Este último exercício, o diário, é o que ainda mantenho até hoje. Está implicitamente espalhado por alguns artigos deste blogue que inicie em 2018. Para outros assuntos mais sensíveis, e que não quero partilhar, uso um diário privado. Muitas vezes, quando estou numa espiral forte de pensamentos e emoções negativas,  escrevo uma folha solta com o que me vem à cabeça, rasgando e jogando depois a folha fora.

Muitas vezes procuramos por todo o lado à procura de respostas e esquecemos que podemos nos transformar nossos próprios coachs.